A pessoa deve procurar um sexólogo sempre que ela estiver enfrentando dificuldades na área sexual.
As principais queixas nos consultórios de sexologia são:
Dificuldades de sentir prazer ou atingir orgasmo
Dificuldades de ter ou manter uma ereção
Dificuldade de ajustamento sexual entre o casal
Problemas relacionados à questões de gênero
Inibição do desejo sexual
Compulsão sexual
Vaginismo e dispareunias
Ejaculação precoce
E outras...
Quando abordamos o tema da sexualidade precisamos entender que se trata de uma área muito rica e ampla que envolve desde aspectos físicos, emocionais e psicológicos até aspectos socioculturais, religiosos e políticos. Isto ocorre porque o sexo está presente na nossa vida desde a nossa existência, afinal só existimos e nos reproduzimos por meio dele.
A sexologia é a área da ciência que estuda a sexualidade humana abrangendo todos os seus aspectos.
Falar de sexo e de sexualidade ainda hoje não é tarefa simples, já que o tema envolve inúmeros tabus e até mesmo no aspecto educacional, o tema deve ser tratado com muito cuidado para não gerar polêmicas ou até mesmo ser censurado. Isto ocorre porque durante séculos o tema vem sendo tratado como sigiloso ou até mesmo pecaminoso.
Sendo assim, para muitas pessoas, esse assunto é proibido ou muito constrangedor.
Um tabu é algo considerado impuro ou que não pode ser mencionado por pudor e o sexo é envolto em tantos tabus que em determinados grupos chega a ser proibido abordá-lo.
Esta dificuldade em abordar ou discutir sobre o tema leva muitas pessoas a serem privadas de conhecer sua sexualidade ou até mesmo de explorá-la para autoconhecimento e desenvolvimento da capacidade de sentir e proporcionar prazer.
Tudo isso pode gerar conflitos emocionais e de relacionamentos. Quando uma pessoa atinge a vida adulta e começa uma relação amorosa é inevitável que mais cedo ou mais tarde se envolva sexualmente com seu par amoroso e é neste momento que todos aqueles tabus entram em ação prejudicando muitas relações. Porque a pessoa não tem conhecimento e as vezes o pouco que sabe é equivocado.
É por isso que a terapia sexual é importante, através dela as pessoas vão ter acesso à conhecimentos de como superar dificuldades sexuais, desenvolver maneiras de lidar com aspectos traumáticos relacionados ao sexo, aprender a ter contato com o próprio corpo e com o do outro, desenvolver a capacidade de entender melhor que cada pessoa tem seu próprio e seu próprio jeito de dar e sentir prazer e muito mais.